São Paulo, segunda-feira, 16 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PALESTINOS 2

Juízes pedem que a ONU investigue ofensiva em Gaza

DA ASSOCIATED PRESS

Pesquisadores de direitos humanos e juízes ligados a julgamentos de crimes de guerra em Kosovo, Timor Leste, Ruanda, Sudão e África do Sul enviaram carta ao secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, e ao Conselho de Segurança pedindo a abertura de investigação internacional sobre supostos crimes de guerra cometidos por Israel e pelo Hamas durante a recente ofensiva israelense em Gaza.
A carta pede que a entidade "mande um sinal inequívoco de que é inaceitável visar alvos civis". No conflito, morreram mais de 1.400 palestinos (cerca de 900 civis) e 13 israelenses (três civis).
São 16 signatários, entre eles o arcebispo sul-africano Desmond Tutu e a ex-presidente da Irlanda e ex-alta comissária da ONU para os Direitos Humanos, Mary Robinson. A carta coincide com a divulgação, prevista para hoje, do resultado da investigação sobre disparos israelenses que atingiram escolas da ONU durante o conflito.


Texto Anterior: Palestinos 1: Hamas e Fatah anunciam no Cairo acordo sobre eleições
Próximo Texto: "Guerra ao terror": País sob Obama está menos seguro, diz Cheney
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.