São Paulo, terça-feira, 16 de março de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasileiro não visita túmulo e sofre boicote

DE JERUSALÉM

Inflando incidente que poderia ter passado por uma simples divergência de protocolo, o ministro das Relações Exteriores de Israel, Avigdor Liberman, decidiu boicotar a visita do presidente Lula ao país.
Segundo a imprensa israelense, o motivo teria sido a recusa brasileira de incluir no programa uma visita ao cemitério militar de Jerusalém, onde Lula depositaria flores no túmulo de Theodor Herzl, pai do sionismo.
O ultranacionalista Liberman quis mostrar ao Brasil que "Israel leva a sério o desprezo a seus protocolos diplomáticos", segundo o jornal "Haaretz".
Mas houve mais que isso. A Folha apurou que nos dias que antecederam a visita, Liberman pediu insistentemente uma audiência com Lula, que foi negada. Isso teria motivado o chanceler israelense a cancelar sua presença no Parlamento e na conversa que Lula teve ontem com o premiê israelense.
Oficialmente, a comitiva brasileira alegou que a ida ao túmulo de Herzl não foi aceita por ter sido incluída somente na última semana, quando a programação da visita de Lula já estava praticamente definida. Mas ficou claro que não havia nenhuma vontade política de atender o pedido de Israel -amanhã, Lula fará uma visita ao túmulo do líder palestino Iasser Arafat.
Uma resolução da ONU equiparando sionismo a racismo, que tinha o apoio do Brasil, só foi revogada em 1991. Um diplomata brasileiro justificou que "seria um salto grande demais" sair da posição adotada até os anos 90 "para a exaltação" do sionismo.
O Brasil também se sentiu incomodado porque a ida ao túmulo não fez parte das visitas recentes de líderes estrangeiros como Silvio Berlusconi (Itália).
Uma diplomata israelense explicou que a visita voltou a fazer parte do protocolo há poucas semanas, depois que o governo decidiu homenagear o aniversário de 150 anos de Herzl. O primeiro a seguir o esquema foi o vice-presidente dos EUA, Joe Biden. (MARCELO NINIO)


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Israelense propõe que Brasil medeie paz com Síria
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.