São Paulo, sexta-feira, 16 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

CORÉIA DO SUL

Eleitores punem partidos da oposição
O Partido Uri conquistou uma grande vitória nas eleições de ontem na Coréia do Sul, triplicando sua base no Parlamento e ficando com 152 das 299 cadeiras.
Analistas vinculam o êxito do Uri ao impeachment em março do presidente Roh Moo-hyun, apoiado pelo partido. Quando Roh foi afastado, pesquisas mostraram que a maioria da população não concordava com a medida.
"É como se o povo tivesse dado o seu próprio julgamento do impeachment através da eleição", disse Lee Nae-young, professor da Universidade da Coréia. O afastamento de Roh ainda pode ser revertido -a decisão final cabe à Corte Constitucional. Com o resultado, pela primeira vez na história do país um partido de centro-esquerda ganha o controle do Parlamento. Investidores estrangeiros temem que o Uri utilize sua maioria para impor uma agenda radical, favorecendo o sindicalismo e distanciando-se dos Estados Unidos.


Texto Anterior: Deputados do Brasil devem falar com Arafat
Próximo Texto: EUA: Menina passa dias ao lado do cadáver da mãe
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.