São Paulo, segunda-feira, 16 de abril de 2007

Texto Anterior | Índice

IMPASSE NUCLEAR

EUA liberam fundos norte-coreanos após prazo expirar

DA REDAÇÃO

Os EUA afirmaram que a Coréia do Norte já pode ter acesso a fundos que estavam bloqueados em um banco de Macau -uma das condições exigidas por Pyongyang para começar a desativar seu reator nuclear. Na véspera Washington havia dilatado o prazo imposto ao país asiático para a desativação, expirado no sábado.
Segundo o principal negociador norte-americano para o tema, Christopher Hill, os seis países envolvidos nas negociações -EUA, China, Japão, Rússia e as duas Coréias- devem se reunir novamente até o fim do mês para discutir os próximos passos do processo de desarmamento da Coréia do Norte.
Pyongyang não se pronunciou nem emitiu nenhum comunicado oficial desde que que expirou o prazo dado por Washington. Ontem, a Coréia do Norte celebrou uma de suas principais datas, o nascimento de Kim Il Sung, pai do atual líder do país, o ditador Kim Jong-il.
Os EUA se disseram dispostos a esperar "mais alguns poucos dias" para que a Coréia do Norte suspenda seu programa nuclear depois de a China ter pedido a Washington "um pouco mais de paciência" com Pyongyang.
"Não estamos contentes com o fato de [a Coréia do Norte] não ter cumprido esse prazo tão importante", disse Hill. "Vamos observar a situação de muito perto nos próximos dias", concluiu.


Com agências internacionais


Texto Anterior: [+]Escalada: Moscou anuncia novos submarinos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.