São Paulo, sábado, 16 de abril de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

FOCO

"Acham que sou idiota?", diz Obama em conversa vazada

DA REUTERS

Em discurso à plateia de um evento fechado de campanha para 2012 vazado por duas TVs, o presidente dos EUA, Barack Obama, relatou ríspidos diálogos que alegou ter travado com a oposição para aprovar o Orçamento.
As revelações foram feitas após jornalistas credenciados pela Casa Branca serem retirados do evento, ocorrido em Chicago, mas foram gravadas pelas TVs CBS e ABC.
Obama disse ter adotado atitude dura e rejeitado tentativas da oposição de rever a reforma de saúde, uma de suas principais vitórias.
"Eu disse: Precisei de um ano e meio para passar a reforma da saúde. Levei o tema a todo o país e arquei com alto custo político", relatou.
"Querem revê-la? Vão em frente. [Mas] não vão conseguir fazer isso pechinchando comigo no Orçamento. Vocês acham que eu sou idiota?"
Em outro momento, Obama relatou a discussão sobre o financiamento a uma organização de planejamento familiar que apoia o aborto.
"Querem esse debate? Nós o faremos. E, se acham que podem derrubar o meu veto [ao fim do repasse], tentem."
Ao final, democratas e republicanos chegaram a acordo no último dia 8, a uma hora do prazo para evitar uma paralisia da administração.


Texto Anterior: Com receio de caos eleitoral, Nigéria vota hoje para presidente
Próximo Texto: Clóvis Rossi: Negócios, o negócio de Dilma
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.