São Paulo, terça-feira, 16 de maio de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

MÉXICO

Mais uma pesquisa mostra governista à frente na corrida à Presidência
Uma nova pesquisa de intenção de voto mostrou o candidato governista à Presidência do México, Felipe Calderón, com uma pequena vantagem em relação a seu rival esquerdista, Andrés Manuel López Obrador, até algum tempo atrás considerado favorito absoluto. O levantamento foi divulgado ontem pelo jornal "El Universal".
A pesquisa dá a Calderón, do Partido Ação Nacional (PAN), 39% das intenções de voto, contra 35% de López Obrador, do Partido da Revolução Democrática (PRD). Em terceiro aparece Roberto Madrazo, do Partido Revolucionário Institucional (PRI) -agremiação que governou o México por mais de 70 anos-, com 21% dos votos.
A eleição é no próximo dia 2 de julho. Os mexicanos também irão eleger 628 membros do Congresso. A pesquisa ouviu 1.500 eleitores entre os dias 5 e 8 de maio. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais, para cima ou para baixo.
Essa é a terceira pesquisa divulgada recentemente que confirma a tendência de alta de Calderón sobre López Obrador. Mas o esquerdista, que vinha liderando todas as pesquisas nos últimos dois anos, contesta os resultados.
O avanço de Calderón foi de cinco pontos percentuais apenas no último mês, em pesquisa do mesmo jornal, e ocorre após a realização de um debate presidencial do qual López Obrador se recusou a participar.
Os entrevistados na enquete do "El Universal" afirmaram ainda acreditar que Calderón, candidato apoiado pelo presidente Vicente Fox (PAN), ajudaria o empresariado.
Já um governo de López Obrador, que caiu três pontos em relação à pesquisa do jornal do mês anterior, seria melhor para desempregados, trabalhadores sindicalizados, mulheres e idosos, mostra a sondagem.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Colômbia: Uribe promete zona desmilitarizada se as Farc aceitarem declarar trégua
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.