São Paulo, sábado, 16 de setembro de 2006

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EXTRATOS

Abaixo, os trechos mais polêmicos do discurso que o papa Bento 16 pronunciou na Universidade de Regensburg, no dia 12 de setembro

"Na sétima conversação editada pelo professor [Theodore] Khoury, o imperador [Manuel 2º Paleólogo] toca na questão da guerra santa. O imperador devia saber que a sura 2.256 diz: "Não há compulsão na religião'"

"Segundo os especialistas, essa é uma das suras do período inicial, quando Maomé ainda não tinha poder e estava sob ameaça. Mas, naturalmente, o imperador também conhecia as instruções, desenvolvidas depois e gravadas no Alcorão, relativas à guerra santa"

"Ele [o imperador] se dirige a seu interlocutor, de maneira flagrantemente brusca, com a questão central sobre a relação entre religião e violência, dizendo: "Mostre o que Maomé trouxe de novo, e achará somente coisas más e desumanas, como sua ordem para espalhar pelo medo da espada a fé que pregava'"

"O imperador prossegue para explicar em detalhes as razões pelas quais propagar a fé por meio da violência é algo irracional. A violência é incompatível com a natureza de Deus e a natureza da alma. "Deus", diz ele, "não gosta de sangue -e não agir pela razão é contrário à natureza de Deus. A fé é fruto da alma, não do corpo. Portanto, quem quer levar uma pessoa à fé precisa ter a capacidade de falar bem e de raciocinar corretamente, e não recorrer à violência nem às ameaças...'"

"A declaração decisiva nesse argumento contra a conversão pela violência é esta: não agir de acordo com a razão é contrário à natureza de Deus. O editor, Theodore Khoury, observa: para o imperador, como um bizantino formado pela filosofia grega, essa declaração é auto-evidente. Mas, para os ensinamentos muçulmanos, Deus é absolutamente transcendente. Sua vontade não é limitada por nenhuma de nossas categorias, nem a da racionalidade"

"Neste ponto, na medida em que tratamos do entendimento de Deus e da prática concreta da religião, estamos diante de um dilema inescapável. A convicção de que agir irracionalmente contradiz a natureza de Deus é meramente uma idéia grega ou ela é sempre e intrinsecamente verdadeira?"


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