São Paulo, terça-feira, 16 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Oposição no Zimbábue assume governo

Após meses de impasse, Mugabe formaliza partilha de poder com rival Morgan Tsvangirai, que será premiê

DA REDAÇÃO

Pela primeira vez em quase três décadas à frente do Zimbábue, Robert Mugabe abriu mão de alguns de seus poderes ao assinar ontem um acordo para formar um governo de coalizão com a oposição. O pacto visa pôr fim à crise política que paralisou o país nos últimos meses e causou dezenas de mortes.
O trato foi anunciado na semana passada, mas os detalhes não haviam sido revelados. Pelo acordo, mediado pelo presidente da África do Sul, Thabo Mbeki, Mugabe continuará sendo o presidente e o premiê será o líder máximo da oposição, Morgan Tsvangirai. A função de vice-premiê caberá a Arthur Mutambara, líder de outra facção oposicionista.
O texto determina que o novo gabinete terá 31 pastas, 15 para o partido de Mugabe, a União Nacional Africana do Zimbábue-Frente Patriótica (Zanu-PF); 13 para o Movimento pela Mudança Democrática (MDC), liderada por Tsvangirai, e três para Mutambara.
Mugabe, 84, que está no poder desde a independência do país, em 1980, foi recebido com vaias na cerimônia pública de assinatura do acordo, enquanto Tsvangirai foi aplaudido pela platéia. Depois de assinar o documento, os rivais apertaram as mãos. Mugabe estava sério, enquanto Tsvangirai exibia um sorriso.
O pacto sela o fim de uma crise que teve início em 29 de março, quando o MDC obteve a maioria dos votos nas eleições parlamentares, e Tsvangirai liderou a votação no pleito presidencial. A comissão eleitoral, ligada a Mugabe, informou depois de quase um mês de apuração que nenhum presidenciável obtivera a maioria, sendo portanto necessário um segundo turno, vencido pelo ditador.
Com a onda de assassinatos e violência, Tsvangirai preferiu então retirar sua candidatura.

Com agências internacionais



Texto Anterior: Oposição boliviana só aceita acordo após aval de Morales
Próximo Texto: Policiais isolam Embaixada dos EUA de marcha
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.