São Paulo, quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ECOS DA CRISE

Premiê do Canadá perde aposta eleitoral

DO "FINANCIAL TIMES", EM OTTAWA

Mesmo conquistando a maior bancada legislativa, Stephen Harper, o premiê do Canadá, perdeu a aposta política que fez ao antecipar as eleições. A expectativa do líder conservador era ampliar sua bancada e, assim, a legitimidade de seu governo. Mas as eleições da última terça culminaram no terceiro governo minoritário em quatro anos no país.
O Partido Conservador, de Harper, conquistou 143 das 308 vagas parlamentares, um aumento de 16. O maior partido da oposição, o Liberal, obteve 76 lugares, um recuo de 19.
Ante a crise financeira e após alguns erros de avaliação, Harper se promoveu como político de mão firme na economia. Mas os resultados e a abstenção eleitoral recorde no país (40,9%) indicam que seu discurso encontrou pouco eco popular. Venceu em parte graças aos tropeços da oposição, cujo líder, Stephen Dion, vem sendo criticado pela tibieza no comando.


Texto Anterior: Advogada de opositores russos é envenenada na França
Próximo Texto: Cáucaso: Aliev é reeleito no Azerbaijão; pleito é criticado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.