São Paulo, quarta-feira, 16 de novembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAÚDE

País quer frear endemia de gripe

14 bilhões de aves serão vacinadas, diz China

DA REDAÇÃO

A China anunciou ontem que, como medida para combater a gripe aviária, os 14 bilhões de aves destinadas a consumo humano no país serão vacinados.
"A China começará a vacinar todas as granjas do país", disse Jia Youling, o veterinário-chefe do Ministério da Agricultura. Sem dar mais detalhes, Youling afirmou que o governo cobrirá os custos da vacinação. O estoque de aves da China corresponde a cerca de 20% da criação mundial.
Também ontem o governo chinês informou que vai despachar para o Vietnã, o país mais atingido pela gripe aviária, 45 toneladas de vacina para as aves, carregamento no valor aproximado de US$ 780 mil.
Enquanto isso, o governo vietnamita lançou uma campanha para impedir que a gripe se espalhe mais. Criadores de aves das regiões da Cidade de Ho Chi Min e da capital, Hanói, foram notificados de que devem vender ao governo suas aves, pelas quais receberão aproximadamente metade do preço de mercado, ou as matar. Qualquer ave que for encontrada viva após o prazo máximo para que os criadores tomem essas medidas serão mortas pelas autoridades sem que eles sejam compensados pelo prejuízo.

Reino Unido
O governo britânico informou que mais de 50 pássaros importados de Taiwan e que estavam em quarentena morreram no mês passado.
As autoridades do Reino Unido informaram que, embora tenha sido constatada a presença do vírus H5N1, letal para os humanos, em amostras de tecido retiradas de algumas das aves mortas, é impossível determinar quantas delas efetivamente foram mortas por essa cepa de vírus da gripe aviária.
A gripe aviária já matou mais de 60 pessoas na Ásia desde 2003, e especialistas temem que o vírus sofra mutação e se torne transmissível entre os seres humanos.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Para Castañeda, Chávez pretende monopolizar o Mercosul
Próximo Texto: Cinderela às avessas: Princesa se casa e vai viver como plebéia no Japão
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.