São Paulo, segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Texto Anterior | Índice

AFEGANISTÃO

Hillary cobra mais empenho de Karzai no combate à corrupção

DA REUTERS

A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, disse ontem que o presidente afegão, Hamid Karzai, "deve fazer melhor" se quiser apoio dos Estados Unidos.
Segundo ela, isso inclui a criação de um tribunal especial e uma comissão anticorrupção. "Estamos fazendo o possível para criar uma atmosfera na qual as ações que os EUA vêm fazendo possam alcançar o resultado esperado", disse Clinton à ABC News em Cingapura.
"Eles [afegãos] não querem a volta do Taleban, querem um governo que possa servir-lhes. Juntos, nós e os aliados da comunidade internacional os ajudaremos a criar uma força que se ocupe da própria segurança", disse.
É esperado para as próximas semanas o anúncio do presidente Barack Obama sobre a nova estratégia para o Afeganistão, que pode incluir o envio de mais de 40 mil soldados àquele país.
Ao canal ABC a chefe da diplomacia americana disse também ontem que os EUA não querem continuar no Afeganistão por muito mais tempo. "Não temos interesse lá a longo prazo."


Texto Anterior: Oriente Médio: Americano pressiona Irã sobre o impasse em acordo nuclear
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.