São Paulo, domingo, 16 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ORIENTE MÉDIO

Hamas comemora 20 anos com novas ameaças a Israel

DA REUTERS

Ao comemorar ontem em Gaza seus 20 anos de fundação, com ato público que atraiu centenas de milhares de simpatizantes, o partido radical islâmico Hamas ameaçou lançar uma nova onda de ações contra Israel.
"Nosso povo é capaz de promover uma terceira e uma quarta intifada até a vitória", disse Khaled Meshaal, em mensagem gravada na Síria, onde está refugiado.
A multidão, estimada entre 300 mil e 500 mil pessoas, carregava bandeiras verdes, em meio a militantes armados e com o rosto coberto por máscaras na praça central de Gaza.
O grupo, fundado em 1987 pelo xeque Ahmed Yassin, morto por ataque aéreo israelense em 2004, tem em seu programa a eliminação de Israel e a instalação de um Estado islâmico na Palestina.
Majoritário nas últimas eleições legislativas palestinas, o Hamas se apoderou em junho de Gaza e teve seus dirigentes expulsos da Cisjordânia, onde seus rivais do Fatah, um partido laico, mantêm em Ramallah um governo chefiado pelo presidente Mahmoud Abbas, um aliado dos ocidentais.
Abbas proibiu manifestações pelos 20 anos do Hamas nas cidades cisjordanianas. Meshaal, em sua mensagem, acusou Abbas de "não ter legitimidade". Outro dirigente, Mushir al-Masri, alertou Israel com ameaças para que não invada o território.


Texto Anterior: Rússia: Comunistas terão candidato à Presidência
Próximo Texto: Santa Cruz aclama texto que lhe dá poder de legislar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.