São Paulo, quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Eleições palestinas são adiadas sem previsão de uma nova data

DE JERUSALÉM

Incapaz de realizar as eleições convocadas para janeiro devido à profunda divisão que persiste entre as duas principais facções políticas palestinas, Mahmoud Abbas deve seguir presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP) por tempo indeterminado.
A informação foi confirmada ontem, durante o segundo dia de reuniões do Conselho Nacional Palestino, em Ramallah (Cisjordânia).
"As necessidades nacionais exigem o adiamento das eleições e flexibilidade para fixar uma nova data, a fim de impedir uma divisão ainda maior entre Cisjordânia, Jerusalém Oriental e Gaza", declarou Yasser Abed Rabo, secretário-geral do conselho.
Abbas havia marcado as eleições para a escolha de seu sucessor para o próximo dia 24 de janeiro, mas a recusa do grupo radical Hamas, que controla a faixa de Gaza, em colaborar com o pleito, tornou o projeto impossível.
O presidente palestino garante que não concorrerá a um novo mandato, alegando frustração com a falta de avanços no processo de paz com Israel.
Ontem ele reiterou que só aceitará retornar à mesa de negociações quando Israel suspender totalmente a construção de assentamentos na Cisjordânia. (MN)


Texto Anterior: Ordem de prisão contra Livni irrita Israel
Próximo Texto: Irã 1: Estudantes pró e antirregime se enfrentam
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.