São Paulo, quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Obama alcança Hillary em pesquisa nacional nos EUA

Com 39% da preferência, senadora acumula queda de 21 pontos desde outubro

Média dos levantamentos nacionais, porém, mantém a ex-primeira-dama na dianteira; entre candidatos republicanos, McCain lidera

Ethan Miller-15.jan.2008/Getty Images/ France Presse
O democrata Obama conquista apoio e alcança Hillary nos EUA


DA REDAÇÃO

A disputa democrata pela indicação à Casa Branca entrou em um cenário ainda mais imprevisível ontem, com a divulgação de uma pesquisa do instituto Zogby e da agência Reuters que vê o senador Barack Obama em empate técnico com a ex-primeira-dama Hillary Clinton. O resultado mostra uma marcante queda da senadora por Nova York, que tinha uma vantagem de 21 pontos sobre o rival em outubro último e de oito pontos no mês passado.
A vantagem agora é de apenas um ponto: Hillary alcançou 39%, contra 38% de Obama. A margem de erro é de 4,7 pontos percentuais em qualquer direção. O senador John Edwards chegou em um distante terceiro, com 9% da preferência.
Na média das pesquisas nacionais, Hillary continua na frente, apesar de sua vantagem ter diminuído. Segundo o site "Real Clear Politics", que tabulou sete pesquisas -incluindo a do Zogby-, a ex-primeira-dama tem hoje 41,7%, contra 33,6% de Obama e 12,1% de Edwards.

Republicanos
No Partido Republicano, o Zogby apontou a liderança do senador John McCain, que reavivou sua campanha após a vitória na prévia de New Hampshire. Ele alcançou 28% da preferência, seguido pelo ex-governador de Arkansas Mike Huckabee, com 23%. O ex-governador de Massachusetts Mitt Romney obteve 13%. Foi um salto de 16 pontos para McCain desde o último mês.
O levantamento foi realizado entre os dias 11 e 13 deste mês -antes, portanto, da primária republicana que deu a Romney o primeiro lugar em Michigan anteontem. A ordem dos três primeiros lugares repete a média das pesquisas nacionais do "Real Clear Politics".
"Esta é a definição de uma corrida acirrada", afirmou o diretor do instituto de pesquisas, John Zogby. "Ela está incrivelmente apertada em quase todos os níveis."
Rudolph Giuliani, o ex-prefeito de Nova York que liderava pesquisas no ano passado, caiu para o quinto lugar ontem, com 9% das intenções de voto. A disputa na Flórida, no próximo dia 29, poderá começar a reverter o quadro para Giuliani, que investiu na campanha no Estado.

Delegados
A pesquisa não reflete a contagem de delegados já obtidos pelos candidatos na convenção que define o candidato. Mitt Romney lidera com larga vantagem a contagem de delegados republicanos, com 46. Huckabee vem em segundo, com 19, e McCain obteve 15.
Entre os democratas, Obama conseguiu 25 delegados até agora, contra 24 de Hillary e 18 de Edwards. A primária democrata em Michigan não valeu delegados -o Estado foi punido por antecipar a votação.
Os delegados são representantes partidários eleitos nos Estados que votarão na convenção nacional das legendas para escolher os indicados à eleição presidencial de novembro. Cada Estado envia um número próprio de delegados, divididos proporcionalmente segundo o resultado das prévias.


Com Reuters


Texto Anterior: Peru: Lima pede área hoje chilena à corte de Haia
Próximo Texto: Oposição reinicia protestos no Quênia
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.