São Paulo, sábado, 17 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bancos deram aos EUA dados de europeus

DO "MONDE"

Wouter Bos, ministro das Finanças holandês, ordenou uma investigação sobre a informação de que agências oficiais norte-americanas teriam obtido acesso direto aos dados bancários de cidadãos europeus, por meio das filiais de bancos da Europa nos Estados Unidos.
Em 10 de março, em entrevista ao diário "NRC Handelsblad", Jacob Kohnstamm, presidente do Conselho para a Proteção dos Dados Pessoais (CBP) holandês, exigiu do Banco Central do país que informasse aos correntistas que os seus dados bancários poderiam ter sido transmitidos às autoridades norte-americanas.
De acordo com as regras européias e holandesas, os bancos locais agiram ilegalmente ao responder às solicitações de informações. O BC holandês nega que as informações tenham sido fornecidas "de maneira sistemática e contrariando as normas judiciais". O ABN Amro e o ING não quiseram comentar, mas o Rabobank confirmou que sua filial de Nova York havia sido forçada a violar as regras.


Texto Anterior: Ex-agente Valerie Plame denuncia politização da CIA
Próximo Texto: Chavista denuncia ameaças por resistir a partido único
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.