São Paulo, segunda-feira, 17 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

McCain inicia no Iraque viagem ao Oriente Médio

Presidenciável republicano nega fazer campanha

DA REDAÇÃO

Na manhã de ontem o senador John McCain, candidato republicano à Presidência dos EUA, chegou ao Iraque, em uma visita inesperada, prevista para durar apenas 24 horas.
Detalhes da viagem não foram divulgados por questão de segurança, segundo a embaixada dos EUA, mas estavam programados encontros com o embaixador americano, Ryan Crocker, e com o principal comandante no país, o general David Petraeus. O primeiro foi com o premiê iraquiano, Barham Saleh.
A visita acontece dois dias depois de McCain ter expressado temor quanto à saída das tropas americanas do Iraque -posição defendida pelo oposicionista Partido Democrata.
Antes de chegar à capital do Iraque, McCain afirmou que suas visitas ao Oriente Médio e à Europa -ele tem viagens programadas para Jerusalém, Paris e Londres -são voltadas a conversações, não à campanha política. O republicano tem aparecido em segundo lugar na média de pesquisas que projetam cenários de uma disputa seja com Hillary Clinton, seja com Barack Obama, ambos ainda lutando pela vaga democrata. A diferença porém é pouca.
A viagem acontece na semana em que completa cinco anos a invasão do Iraque pela coalizão comandada pelos EUA.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Artigo: Mentalidade da guerrilha é militar
Próximo Texto: Geórgia: Oposição exige novas eleições presidenciais
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.