São Paulo, domingo, 17 de abril de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Foguetes deixam três mortos em Misrata

Bastião rebelde volta a ser alvo de bombardeio por parte das forças oficiais da Líbia

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

As tropas leais ao ditador líbio, Muammar Gaddafi, lançaram ontem mais de cem foguetes contra Misrata, bastião dos rebeldes. Três morreram e outros 25 ficaram feridos, segundo insurgentes.
O ataque aconteceu um dia após a denúncia do uso de bombas de fragmentação, armamento de alto risco para civis, por forças de Gaddafi.
Os rebeldes afirmam que, entre os alvos do ditador, estão padarias, fábricas de laticínios e de óleo de cozinha. "[Gaddafi] quer deixar a população faminta", afirma um porta-voz da insurgência, que também relata confrontos nas ruas de Trípoli.
Misrata é a terceira maior cidade da Líbia e é ainda o único foco das forças rebeldes na região oeste do país.
Ontem, insurgentes tomaram mais uma vez a cidade de Brega, no leste. O local tem alto valor estratégico devido à produção de petróleo.
A retomada foi possível após quatro dias de bombardeios da Otan (aliança militar ocidental). Brega tem estado ora em poder de Gaddafi, ora dos insurgentes desde que começaram os conflitos.

ATAQUE AFEGÃO
No Afeganistão, um homem-bomba que usava uniforme militar afegão se explodiu dentro de uma base, no leste do país. Pelo menos cinco soldados da Otan e mais quatro do Afeganistão morreram. O Taleban reivindicou a autoria do ataque.
No Iêmen, milhares de mulheres protestaram contra o ditador Ali Saleh, que condenou a participação delas nas manifestações dizendo que era contra a lei islâmica.


Texto Anterior: Guerra líbia revela tesouro arqueológico
Próximo Texto: Síria: Ditador acena novamente com fim do estado de emergência no país
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.