São Paulo, segunda-feira, 17 de maio de 2004

Texto Anterior | Índice

Uribe veio da iniciativa privada

DA REDAÇÃO

Saído da iniciativa privada, o ministro da Defesa Nacional colombiano, Jorge Alberto Uribe Echavarría, 63, foi nomeado pelo presidente Álvaro Uribe em novembro de 2003, durante uma reforma ministerial. Por causa do conflito armado, a Defesa é uma das três pastas mais importantes do governo colombiano, ao lado da Fazenda e do Interior e Justiça.
A troca ocorreu durante a pior turbulência política de Uribe desde o início do governo, em agosto de 2002. A crise foi provocada pela derrota em um plebiscito que previa uma série de mudanças políticas e econômicas. Na época, os governistas também perderam importantes posições nas eleições locais -para a Prefeitura de Bogotá, segundo cargo mais importante do país, foi eleito o esquerdista Luis Eduardo "Lucho" Garzón.
Antes de chegar ao governo, Jorge Uribe trabalhava havia 38 anos na companhia de seguros DeLima Marsh, onde era presidente até o ano passado. Economista de formação, graduou-se na Universidade George Washington (EUA).
Apesar de terem o mesmo sobrenome e de serem do mesmo Departamento (Antioquia), o ministro Jorge Uribe não tem parentesco com o presidente Álvaro Uribe. (FM)


Texto Anterior: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.