São Paulo, quinta-feira, 17 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

UNIÃO EUROPÉIA

Em reunião hoje, UE e Rússia visam deter piora de relações

DA REDAÇÃO

As relações diplomáticas entre a União Européia (UE) e a Rússia vão passar por um teste entre hoje e amanhã, quando tem lugar na cidade russa de Samara a tradicional reunião de cúpula entre o bloco europeu e aquele país, realizada a cada seis meses. O encontro acontece em meio à deterioração das relações entre as duas partes, provocada por várias medidas adotadas por Moscou -como a proibição de importar carne da Polônia e o bloqueio do comércio com a Estônia- em represália à recente decisão daquele país de remover um monumento aos soldados soviéticos mortos na Segunda Guerra.
Os dois países são membros da União Européia e até a queda do comunismo estavam na órbita de influência da antiga União Soviética. Mas apesar dos problemas, há motivos para acreditar que a situação possa melhorar. A Rússia necessita do mercado da UE, da mesma forma que muitos países do bloco europeu, a começar pela Alemanha, dependem do petróleo e do gás russos.
A reunião também será uma ocasião para discutir a renovação ou a assinatura de um novo Acordo de Parceria e Cooperação entre a Rússia e a UE, cuja vigência de dez anos expira em 2007. Tendo em vista que o acordo pode ser simplesmente renovado, vários diplomatas europeus acreditam que a Rússia se interessa pouco em negociar um novo, uma vez a UE gostaria de incluir o tema dos direitos humanos, considerado espinhoso por Moscou.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Violência entre palestinos mata mais 21
Próximo Texto: Filipinas: Governo diz ter vencido eleições
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.