São Paulo, terça-feira, 17 de maio de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

INDEPENDÊNCIA

Londres tem ameaça de bomba na véspera de visita da rainha à Irlanda

DE LONDRES - A polícia de Londres fechou ruas no centro da cidade, explodiu uma maleta encontrada perto da praça Trafalgar e aumentou a segurança nas proximidades do palácio de Buckingham (residência da rainha Elizabeth 2ª) após receber uma ameaça de bomba pelo telefone.
A ameaça teria vindo de grupos que lutam pela independência da Irlanda do Norte do Reino Unido e estaria ligada à viagem da rainha à Irlanda, que começa hoje.
É a primeira visita de um monarca britânico à Irlanda desde que o país se tornou independente, em 1922, após uma sangrenta luta contra as forças do Império Britânico.
Grupos que ainda hoje lutam pela união da Irlanda do Norte à República da Irlanda consideram a visita uma afronta.
Cerca de 8.000 policiais estarão nas ruas.
É mais que o efetivo usado na segurança do casamento do príncipe William com Kate Middleton no final de abril (5.000).
A visita é considerada histórica pelo governo irlandês, que espera grande cobertura da mídia e exposição para seu país atrair turistas.
O problema é que acontece num momento em que aumenta a violência na Irlanda do Norte. Apesar de o IRA (Exército Revolucionário Irlandês) ter abandonado as armas, grupos dissidentes continuam a promover ataques, principalmente contra policiais em Belfast. (VAGUINALDO MARINHEIRO)

Texto Anterior: Para PF, Paraguai é "escritório" do crime
Próximo Texto: Papel Prensa: Justiça ordena volta de três diretores do governo à empresa
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.