São Paulo, sexta-feira, 17 de julho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DIREITOS HUMANOS

Morte de ativista tchetchena motiva crítica a governo russo

DA REDAÇÃO

O assassinato da ativista de direitos humanos Natalia Estemirova provocou ontem fortes condenações ao "ambiente de impunidade" que, segundo críticos, assola a Rússia. Estemirova denunciava abusos contra separatistas na república-membro da Tchetchênia, no Cáucaso.
O corpo da ativista tchetchena foi encontrado anteontem à tarde em um mato à beira de estrada na república-membro vizinha da Inguchétia com marcas de tiros na cabeça e no corpo. Segundo relatos, ela fora sequestrada pela manhã em local próximo à sua casa, na capital da Tchetchênia, Grozni.
Na procissão com cerca de cem pessoas que levou o corpo de Estemirova de volta a Grozni, um cartaz perguntava ontem "quem será o próximo?", em referência à série de assassinatos de ativistas russos nos últimos anos -como o da jornalista Anna Politkovskaia, em 2006, que colaborava com Estemirova.
Oleg Orlov, presidente da organização em que a ativista trabalhava, acusou o presidente tchetcheno, ligado ao Kremlin, pela morte. "Eu tenho certeza de quem é culpado pelo assassinato, seu nome é Ramzan Kadirov."
Diretores de ONGs de direitos humanos cobraram do governo russo uma investigação independente e o fim da impunidade na Rússia.
A alta comissária para Direitos Humanos da ONU, Navi Pillay, exortou o presidente russo, Dmitri Medvedev, a "fazer o possível para levar os autores à Justiça".
Na Alemanha, ao lado da chanceler (premiê) Angela Merkel, Medvedev condenou o crime e elogiou o trabalho da ativista. "É claro que isso está relacionado à sua atividade profissional." Merkel cobrou investigação.
A república-membro russa da Tchetchênia, de maioria muçulmana, foi palco de duas guerras entre separatistas e Moscou em 15 anos.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Globovisión: Presidente de emissora é proibido de sair do país
Próximo Texto: Irã: "Opositor", líder de programa nuclear renuncia
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.