São Paulo, sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Texto Anterior | Índice

ELEIÇÕES NA ARGENTINA

Prefeito eleito de Buenos Aires apóia López Murphy

DE BUENOS AIRES

Depois de meses de indefinição, o prefeito eleito de Buenos Aires, Mauricio Macri, anunciou seu apoio, em "caráter pessoal", a Ricardo López Murphy nas eleições à Presidência de outubro.
O partido de Macri, porém, só irá apoiar Murphy na capital. Para os demais distritos do país, o prefeito deu liberdade para a sua sigla, o Compromisso para a Mudança.
Na Província de Buenos Aires, por exemplo, maior distrito eleitoral do país, os candidatos macristas não devem apoiar Murphy, que em 2005 foi apenas o quinto colocado na eleição ao Senado vencida por Cristina Fernández de Kirchner.
Macri, porém, deu seu apoio ao ex-ministro da Defesa do governo de Fernando de la Rúa, dizendo que ele é o candidato que mais o representa. "Eu vou votar em Ricardo López Murphy", afirmou para dissipar dúvidas.
Murphy aguardava o apoio de Macri na esperança de que a boa imagem do prefeito eleito o ajude a subir nas pesquisas. Macri, por sua vez, resistiu o quanto pôde a se associar a Murphy, para não manchar sua vitória na capital (com mais de 60% dos votos) com um fracasso em outubro. Murphy, por enquanto, é quarto colocado nas pesquisas, com cerca de 5%. Em 2003, ele foi o terceiro nas eleições, com 17%.
A decisão de Macri frustra Roberto Lavagna, que esperava ser ele o apoiado ou que o prefeito eleito se mantivesse neutro.
Macri também lamentou que a oposição não esteja unida contra a primeira-dama Cristina.
(RODRIGO RÖTZSCH)


Texto Anterior: Cuba: Novo texto de Fidel vai até década de 30
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.