São Paulo, segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PENÍNSULA COREANA

Pyongyang autorizará viagens do sul, afirma imprensa oficial

DA REDAÇÃO

A Coreia do Norte anunciou na manhã desta segunda (local) que aceita os termos de acordo com a vizinha do sul que permitirá novamente viagens ao recluso país após um ano e meio.
Segundo o informe, serão permitidas viagens de turistas sul-coreanos a pontos turísticos da Coreia do Norte e de empresários do vizinho.
O texto prevê, além disso, flexibilização dos controles na supermilitarizada fronteira bilateral e encontros mais frequentes entre familiares separados pela Guerra da Coreia (1950-1953).
Apesar do gesto de distensão, Pyongyang colocou ontem seu Exército e sua população em alerta em reação a exercícios militares conjuntos de EUA e Coreia do Sul perto de sua fronteira.
Pyongyang diz que retaliará "provocações" com "todos os meios, inclusive nucleares". Seul e Washington dizem que as manobras são defensivas. O regime comunista é alvo de sanções mais duras da ONU após a realização do segundo teste nuclear da sua história, em maio.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Obama recua em item central de sua reforma da saúde
Próximo Texto: Sob pressão: Mianmar expulsa americano preso por invasão
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.