São Paulo, terça-feira, 17 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fotos de soldado expõem presos palestinos

Exército critica ex-militar que postou no Facebook imagens com detentos vendados

Associated Press/sachim.tumblr.com
Fotos da ex-soldado israelense demonstram "orgulho por humilhar", dizem palestinos

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Uma ex-soldado do Exército israelense foi alvo de críticas na internet ao postar no Facebook fotos suas ao lado de prisioneiros palestinos vendados e algemados, com comentários sarcásticos.
A ex-soldado, identificada na web como "Eden from Ashdod" e pela agência Reuters como Eden Abergil, pôs as fotos em um álbum chamado "Exército - os melhores momentos da minha vida".
Uma imagem que mostra ela diante de dois prisioneiros vendados foi alvo de comentário de um amigo: "Você está muito sexy nesta foto". Ela respondeu: "Me pergunto se ele [prisioneiro] está no Facebook -terei de marcá-lo na foto".
As fotos foram aparentemente tiradas em 2008 em algum local da Cisjordânia, território palestino sob ocupação israelense desde 1967. Caso soldados israelenses suspeitem do comportamento de palestinos, estes podem ser detidos e vendados até que sejam interrogados.
Como Abergil foi dispensada há um ano do serviço militar -obrigatório por dois anos para mulheres-, as forças israelenses não podem impedi-la de divulgar as fotos, segundo o jornal "Haaretz". Mas o Exército soltou comunicado dizendo que o comportamento dela foi "vergonhoso, feio e insensível" e que "detalhes do incidente foram enviados ao comando" do órgão.
Autoridades palestinas se queixaram de que as fotos "mostram a mentalidade do ocupante [Israel], orgulhoso por humilhar os palestinos", e um grupo de direitos humanos israelense disse que o caso reflete o "desprezo israelense pelos palestinos".
Em poucas horas, as fotos foram repetidas por blogs, sites e TVs. A ex-soldado rejeitou as críticas, mas tirou as fotos do Facebook.


Texto Anterior: China: Novas cheias provocam 36 mortes
Próximo Texto: Afeganistão: Casa Branca diz que data de saída de tropas é inegociável
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.