São Paulo, sábado, 17 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

HAITI

Relatório da ONU diz que crise política pode gerar conflitos

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS - Um relatório do diplomata espanhol Mariano Fernándes, chefe civil da missão de paz da ONU no Haiti, apresentado ontem ao Conselho de Segurança, alertou que a crise política que imobiliza o país há quatro meses pode se transformar em violência nas ruas.
A crise é resultado da falta de apoio do Parlamento ao presidente Michel Martelly, que não conseguiu escolher um premiê desde que assumiu o cargo em abril.
A falta de comando está inibindo investimentos internacionais. Segundo Fernándes, apenas 37,8% dos cerca de US$ 10 bilhões prometidos pelos doadores chegaram ao Haiti.
O relatório diz ainda que há risco de disputas políticas se transformarem em conflito armado das cidades de Porto Príncipe, Cap Haitien e Les Cayes se não houver mudança no quadro político, social e econômico do Haiti.
Ontem, o secretário-geral Ban Ki-moon aprovou a redução do contingente militar no país de 8.700 para 7.100. A redução ainda deve ser aprovada pelo Conselho de Segurança.


Texto Anterior: Corte interamericana libera a candidatura de opositor a Chávez
Próximo Texto: Dalai-lama defende autonomia da religião
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.