São Paulo, terça-feira, 17 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

POLÔNIA

Manobra evita queda precoce do gabinete

DA ASSOCIATED PRESS

O presidente da Polônia, Lech Kaczynski, patrocinou ontem bem-sucedida manobra que permitiu ao seu irmão gêmeo, o primeiro-ministro Jaroslaw Kaczynski, superar a crise interna que ameaçava seu gabinete e que poderia levar o país a eleições legislativas antecipadas.
Lech Kaczynski nomeou como vice-primeiro-ministro e ministro da Agricultura Andrzej Lepper, um representante do pequeno Partido da Autodefesa (esquerda de implantação rural), que Jaroslaw Kaczynski havia expulsado no mês passado da coalizão governamental, em meio a divergências sobre o Orçamento.
O porta-voz da Presidência disse que o partido do premiê, o Lei e Justiça, e ainda um terceiro integrante da coalizão, a conservadora Liga das Famílias Polonesas, assinaram uma declaração conjunta em torno de um programa de governo, em cerimônia a portas fechadas.
Os três partidos já estavam coligados desde a eleição de maio último. Com a crise, em 21 de setembro, Lepper e sua agremiação foram ejetados do governo. A ruptura, além de questões orçamentárias, se deu em razão do envio de mais soldados poloneses ao Afeganistão.


Texto Anterior: Coréia do Norte: Rice diz que país tem que "pagar preço" por teste
Próximo Texto: Peru: Morre ex-presidente Valentin Paniagua
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.