São Paulo, sábado, 17 de outubro de 2009

Texto Anterior | Índice

"ENGANAÇÃO"

Grupo aplica chicotadas em mulheres de sutiã na Somália

DA REUTERS

Mulheres somalis que usam sutiã estão sendo chicoteadas em público pelo grupo radical islâmico Al Shabaab, acusadas de violar as leis do islã ao enganar outras pessoas, segundo relataram ontem moradores da capital do país, Mogadício.
As testemunhas contaram que homens armados cercam qualquer mulher que aparente ter um busto firme. Após ser chicoteada, ela ainda é obrigada a retirar o sutiã.
O Al Shabaab -que significa "juventude" em árabe- não quis comentar o assunto. O grupo controla algumas regiões da Somália e, segundo os EUA, tem ligações com a rede terrorista Al Qaeda.
A interpretação radical da sharia (lei islâmica) feita pelos insurgentes não agrada a muitos somalis, que são muçulmanos moderados por tradição. Alguns, no entanto, creditam ao grupo a restauração da ordem em algumas regiões do país, que há duas décadas é assolado pela guerra civil. No início deste mês, dois jovens acusados de roubo tiveram um pé e uma mão amputados cada um.
O Al Shabaab proibiu ainda filmes, danças em cerimônias de casamento e assistir ou jogar futebol. A "limpeza moral" também tem os homens como alvo -qualquer um pego sem barba é açoitado publicamente.


Texto Anterior: Unidade em risco: Premiê do Zimbábue boicotará Mugabe alegando perseguição
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.