São Paulo, domingo, 18 de fevereiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Política fiscal é distinção importante

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Se, grosso modo, há um certo alinhamento entre os programas de Ségolène Royal e Nicolas Sarkozy, a questão fiscal é um campo no qual os dois candidatos fazem questão de marcar diferença.
No caso do candidato da direita, a desoneração tributária é a ação estratégia principal para estimular a economia. De acordo com Sarkozy, o pacote de alívio fiscal pode ser um dos pilares para fazer deslanchar o crescimento econômico francês, que patina em torno de 2%.
"Sarkozy quer reduzir os impostos dos mais ricos para apoiar os "vencedores" da sociedade, enquanto Ségolène quer mais solidariedade para os "perdedores". Essa é a diferença entre o modelo inglês, que inspira a direita de Sarkozy, e a esquerda socialista, que se inspira no modelo do norte europeu", disse Jean-Phillipe Miginiac, do Strategic Road.
Essa diferença já é suficiente para acirrar os ânimos dos investidores internacionais, que temem que, se eleita, a socialista aumente a carga tributária dos mais ricos para cobrir as despesas do seu programa social. Alguns presidentes de corporações francesas já ameaçam deixar a França caso Ségolène vença as eleições.
O temor do mundo corporativo foi ainda mais estimulado pela divulgação de números que mostram a troca de domicílio dos franceses abonados para escapar do pagamento do ISF (Imposto de Solidariedade sobre a Fortuna).
Segundo essas informações, dois franceses ricos abandonam o país por dia para fugir das obrigações tributárias. A polêmica foi inflamada também pelo anúncio de que o cantor Johnny Hallyday, amigo de Sarkozy, fez as malas para morar na Suíça a fim de fugir do ISF.
Na primeira semana após a divulgação do programa socialista, o centro do debate foi o custo dos programas para as finanças públicas. Segundo o site Debat2007, mantido por representantes da indústria, os dois programas teriam um custo aproximado de 40 milhões ao longo do mandato do futuro presidente.
(CÍNTIA CARDOSO)


Texto Anterior: Programa nivela candidatos à Presidência da França
Próximo Texto: Sindicalista ainda tenta se candidatar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.