São Paulo, segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CHIPRE

Presidente anti-Turquia é derrotado no primeiro turno

DA REUTERS

O presidente de Chipre, Tassos Papadopoulos, obteve apenas a terceira colocação no primeiro turno presidencial de ontem, desclassificando-se para disputar o segundo turno do dia 24.
Os dois finalistas, o conservador Ioannis Kassoulides e o comunista Demetris Christofias, têm posições mais conciliadoras sobre o futuro da comunidade turca da ilha. Prometeram voltar a negociar com a Turquia, para a qual Chipre é um dos obstáculos para seu ingresso na União Européia.
Papadopoulos e seus adversários pertencem à comunidade etnicamente grega. A ilha foi dividida em 1974, depois que militares turcos a invadiram e tomaram sua porção norte.
O atual presidente foi eleito em 2003 e rejeitou no ano seguinte um plano de reunificação da ONU. Observadores agora acreditam que o eleitorado está mais aberto ao diálogo com os etnicamente turcos.
"Se for para tirar uma lição desse primeiro turno, 65% dos gregos cipriotas votaram pela conciliação", disse o analista Hubert Faustmann.


Texto Anterior: Venezuela: Chávez criará imposto sobre picos no preço do petróleo
Próximo Texto: França: Manifesto dá a Sarkozy "estilo monárquico"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.