São Paulo, quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lula telefona a venezuelano e o cumprimenta

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva telefonou ontem à noite ao colega Hugo Chávez para cumprimentá-lo pela vitória no referendo que elimina o limite de mandatos, possibilitando ao venezuelano se eleger novamente em 2012.
Segundo o Planalto, tratou-se de uma conversa rápida, na qual Lula aproveitou para tentar reaproximar Chávez do colombiano Álvaro Uribe, que ontem esteve em Brasília.
O petista disse que, na passagem pelo Brasil, Uribe teria feito comentários positivos ao venezuelano -os dois países se desentenderam durante negociação para soltar reféns das Farc, no ano passado, e Uribe acabou por tirar Chávez do processo.
Lula, segundo assessores, disse que "Uribe tem muito respeito por Chávez". Ouviu deste, de acordo com relatos, que as dificuldades entre os dois países estão superadas e que as relações bilaterais caminham muito bem.
Segundo a Chancelaria colombiana, os dois presidentes devem se encontrar em abril -quando Chávez também deve visitar o Brasil, de acordo com a Presidência brasileira.
O assessor especial da Presidência Marco Aurélio Garcia afirmou ver uma leitura "preconceituosa" nos analistas que tratam a vitória de Chávez como perpetuação no poder e o comparou, nesse aspecto, com o americano Franklin Roosevelt (1933-45), que teve quatro mandatos.


Texto Anterior: Chancelaria: Referendo de Chávez foi "totalmente democrático"
Próximo Texto: Em nota, Farc admitem que mataram 8 índios no sul
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.