São Paulo, quinta-feira, 18 de março de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Portugal irá controlar sua fronteira

DA ASSOCIATED PRESS

Portugal anunciou ontem que retomará o controle de suas fronteiras, numa suspensão temporária do acordo de Schengen, durante o Campeonato Europeu de Futebol, que começa em 12 de junho, e o Rock in Rio, que terá uma versão portuguesa de 29 a 30 de maio e de 3 a 6 de junho.
O motivo é a necessidade de incrementar a segurança no país durante os eventos que atrairão centenas de milhares de pessoas.
O acordo de Schengen, em vigor desde 1991, permite que cidadãos da União Européia transitem livremente entre alguns países que integram o bloco. Já os estrangeiros devem apresentar passaporte.
"É mais uma medida antiterrorismo", disse o ministro do Interior, Antonio Figueiredo Lopes. Portugal, assim como a Espanha, apoiou os EUA na Guerra do Iraque. E enviou 128 policiais para ajudar na segurança do país no pós-guerra.
Desde os atentados da semana passada na Espanha, o país reforçou as medidas de segurança nas fronteiras e no sistema de transportes, assim como o policiamento interno. Outros países europeus fizeram o mesmo.
O ministro da Defesa, Paulo Portas, disse que o Exército português estará de prontidão, mas evitou confirmar informações de que caças militares sobrevoariam os estádios durante o campeonato europeu de seleções.
Amanhã, os ministros do Interior e da Justiça da União Européia se reunirão em Madri para esboçar um plano antiterrorismo.
A França, que anteontem havia anunciado ter recebido ameaças de ataque de um desconhecido grupo islâmico extremista chamado Servos de Alá, o Poderoso e Sábio, ontem disse não acreditar na veracidade da ameaça.


Texto Anterior: Mídia acusa governo Aznar de manipulação
Próximo Texto: Brasileiros na tragédia: Homenagem a morto pára cidade no PR
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.