São Paulo, quarta-feira, 18 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TENSÃO ENTRE VIZINHOS

Militar dos EUA diz que cresce ação do Irã na América Latina

DA REUTERS

O chefe do Comando Sul dos EUA, almirante James Stavridis, disse ontem ao Senado americano que o Irã está aumentando as atividades na América Latina e no Caribe e levando a cabo na região ações de apoio ao grupo libanês xiita Hizbollah, que Washington considera terrorista.
"Isso é motivo de preocupação principalmente por causa das conexões entre o governo do Irã, um Estado patrocinador do terrorismo, e o Hizbollah", disse Stavridis à Comissão de Serviços Armados da Casa. O Comando Sul é responsável pelas atividades militares americanas na América Latina, inclusive pela Quarta Frota.
O almirante afirmou ainda que o próprio grupo -que integra o governo do Líbano- atuaria na região, com atividades concentradas na Tríplice Fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai, mas que se estenderiam também ao narcotráfico na Colômbia.
"Temos visto uma conexão direta entre as atividades do Hizbollah e do narcotráfico", disse Stavridis, sem detalhar. Em outubro, Bogotá disse ter desarticulado um esquema de tráfico e lavagem de dinheiro suspeito de financiar o grupo, que nega a acusação.


Texto Anterior: Democrata imita Bush e pede "compromisso"
Próximo Texto: Colômbia: Farc libertam sueco, último estrangeiro mantido refém
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.