São Paulo, segunda-feira, 18 de abril de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Tornados matam ao menos 44 nos EUA

Carolina do Norte, no sul do país, é Estado mais afetado pela série de tempestades que começou em Oklahoma na quinta

Fenômeno é típico da primavera; por ano, os EUA enfrentam 1.500 tornados e contabilizam 80 mortos, em média


DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A temporada de tornados que varre o sul dos EUA se intensificou neste final de semana. A passagem de tempestades pelo Estado da Carolina do Norte, no sábado à noite, deixou ao menos 23 mortos e 80 hospitalizados.
O desastre eleva para 44 o número total de vítimas no país desde quinta-feira.
A média anual de mortos por tornados nos EUA é de 80. Apesar de ocorrer durante todo o ano, o fenômeno se concentra na primavera.
Arkansas, Mississippi, Alabama, Geórgia e Virgínia também foram atingidos pelo desastre nos últimos quatro dias, antes de a tempestade ir para o oceano. Os efeitos foram percebidos em Nova York, onde ventos chuvosos varreram estradas costeiras.
Centenas de casas foram destruídas na Carolina do Norte pelos mesmos ventos que arrancaram árvores e postes de eletricidade.
Mais de 200 mil pessoas ficaram sem energia elétrica no Estado -que apenas no sábado à noite foi castigado por ao menos 62 tornados.
É a tempestade mais intensa ali desde março de 1984, quando 42 foram mortos.

RESGATES
A Carolina do Norte decretou estado de emergência, permitindo que caminhões cruzem a fronteira para auxiliar nos resgates e consertos.
"Foi como se uma bomba tivesse explodido no meu jardim", disse ontem um morador de Raleigh à rádio ABC. A cidade é capital do Estado e tem 350 mil habitantes. Foi uma das mais afetadas pelos tornados deste sábado.
Assim que amanheceu no domingo, dezenas de bombeiros e voluntários formaram equipes de resgate e se dirigiram às áreas afetadas.
A estimativa é que, após os reparos feitos por mil trabalhadores, a energia elétrica voltará em toda a região até a meia-noite de segunda-feira.
"Na sexta-feira, nos alertaram que as condições meteorológicas iam se deteriorar", Mike Sprayberry, diretor-adjunto dos serviços de emergência da Carolina do Norte, afirmou à rádio ABC. "Mas nunca se sabe até que ponto a situação será grave."
Duas usinas nucleares foram desligadas automaticamente na Virgínia, no sábado, com a passagem dos tornados e o corte de energia.
Ambas as unidades operavam "em condições seguras e estáveis", segundo anúncio oficial. Não houve liberação anormal de radiação.

VENTANIA
Tornados são colunas de ar giratório em formato de funil, surgidas devido a tempestades e ventos intensos.
Os EUA são o país mais afetado pelo fenômeno, com cerca de 1.500 tornados por ano. A maior parte se concentra nas planícies centrais do país e nos Estados do sudeste, os chamados "becos dos tornados", locais em que a geografia favorece o encontro de zonas de alta pressão com outras de baixa pressão.
O prejuízo anual causado por esses desastres é de US$ 1,1 bilhão (R$ 1,7 bilhão).
A recomendação das autoridades norte-americanas é que moradores se protejam dos ventos durante os tornados, além de não permanecer dentro de veículos.

Com o "New York Times"


Texto Anterior: Banco central chinês eleva taxa de reserva para bancos
Próximo Texto: França bloqueia trem com imigrantes
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.