São Paulo, quinta-feira, 18 de maio de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

"EIXO DO MAL"

Presidente iraniano acusa a Europa de propor a troca de "ouro por chocolate"
O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, declarou ontem que a União Européia está tratando seu país como se ele fosse uma criança, disposta a aceitar "a troca de ouro por chocolate". A afirmação zombeteira se referia à proposta que o bloco europeu anunciou estar elaborando, pela qual o Irã receberia tecnologia de ponta na área nuclear, como contrapartida ao compromisso de interromper o enriquecimento de urânio.
"Vocês acham que estão lidando com uma criança, para a qual dão confeitos de nozes e chocolates e tiram o ouro dela?", indagou o presidente, em ato público na cidade de Arak.
É a terceira resposta negativa do Irã a um plano ainda não oficializado pelos europeus, o que sinaliza novo impasse na crise que surgiu com indícios de que a República islâmica tem como verdadeiro e oculto propósito a construção da bomba atômica.
O assunto está no Conselho de Segurança da ONU, onde a Rússia e a China se opõem à votação de sanções, que são estimuladas pelos Estados Unidos, Reino Unido e França. Os cinco países são membros permanentes daquele colegiado.
Seus representantes deveriam se reunir amanhã, em Londres, para formalizar a oferta anunciada no início da semana. Mas a intransigência iraniana, ao recusá-la antes de conhecer seus detalhes, levou ao cancelamento do encontro, remarcado agora para terça-feira. Um porta-voz da diplomacia britânica disse que o adiamento "tem como objetivo detalhar melhor a oferta a ser feita ao Irã". A Rússia exortou o país islâmico a negociar.


Texto Anterior: Oriente médio: Hamas ignora advertência e lança milícia
Próximo Texto: Iraque: Rumsfeld não fixa meta para repatriar tropas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.