São Paulo, quarta-feira, 18 de junho de 2008

Texto Anterior | Índice

ONU revela aumento global de refugiados

Expulsos pelo conflito na Colômbia já superam os de países africanos; maioria continua na região de origem

DA REDAÇÃO

Os refugiados sob responsabilidade da ONU chegaram em 2007 a 11,4 milhões, indica relatório divulgado ontem pelo Acnur (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados).
Quase metade saiu do Afeganistão e do Iraque e a maioria buscou abrigo em países vizinhos. Fugindo dos conflitos entre o Exército e grupos guerrilheiros, os colombianos já representam o 3º maior grupo de refugiados em todo o mundo, à frente do Sudão e da Somália.
O número de deslocados internos aumentou para 26 milhões no ano passado, contra 24,4 milhões em 2006. Embora somente 53% deles recebam algum tipo de assistência das Nações Unidas, o aumento eleva o total de deslocados internos e refugiados sob proteção do Acnur a inéditos 25,1 milhões.
"Por um lado, conflitos armados resultaram no movimento de milhões de pessoas dentro e fora do país; por outro, milhões de deslocados puderam voltar para casa ou encontraram outra solução duradoura. Contudo, o resultado somado desses acontecimentos resulta no aumento do número de pessoas expulsas por conflitos pelo segundo ano consecutivo", resume o Acnur.
Diferenças na metodologia da agência dificultam uma comparação precisa entre diferentes anos, ressalva o documento, que aponta tendências em asilo e deslocamentos forçados. Os dados de 2007 excluíram os reassentados e passaram a considerar refugiadas algumas populações deslocadas antes classificadas como "outros grupos em necessidade de proteção".
Os deslocamentos forçados cresceram em tamanho e complexidade, afirma o Acnur, que ressalta o crescimento constante no número de refugiados urbanos, que já são tão numerosos quanto os rurais, na estimativa da agência.
As evidências contrariam a percepção, comum entre os europeus, de que os refugiados busquem sobretudo países industrializados. Principal destino dos afegãos, que representam 27% do total mundial de refugiados, o Paquistão encabeça a lista das nações anfitriãs, seguido pela Síria e pelo Irã. O Acnur estima que 86% dos refugiados permaneça em países de sua própria região.
A maior parte dos refugiados no continente americano, que abriga apenas 9% do total mundial, é de origem colombiana. Grande parte deles busca abrigo nos vizinhos Equador e Venezuela. Embora pouquíssimos façam pedido formal de asilo, eles passaram a ser considerados refugiados pelo Acnur.


Texto Anterior: Entrevista: Especialista vê calmaria antes de voto nos EUA
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.