São Paulo, terça-feira, 18 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tsunami mata pelo menos 262 em Java

Ilha indonésia foi atingida por onda gigante decorrente de terremoto que mediu 7,7 no oceano Índico

DA REDAÇÃO

Um tsunami de dois metros de altura atingiu ontem praias com resorts e vilas de pescadores na ilha de Java, na Indonésia, matando pelo menos 262 pessoas. Há ainda muitos desaparecidos e pessoas deslocadas nas áreas mais altas da ilha.
Órgãos regionais haviam divulgado que um terremoto de 7,7 na escala Richter ocorrido sob o oceano Índico poderia gerar a onda gigante na costa da Indonésia -o país que mais foi prejudicado pelo tsunami de dezembro de 2004, com cerca de 165 mil dos mais de 220 mil mortos. Na ocasião, a ilha de Sumatra, ao norte, foi a mais afetada.
Moradores desesperados e soldados cavavam entre as casas e hotéis destruídos procurando sobreviventes na manhã de hoje (noite de ontem no Brasil), enquanto o número de mortos chegava a 262 e o de desaparecidos, a 85. "Pelo menos 23 mil pessoas deixaram suas casas, ou porque foram destruídas ou pelo medo de outro tsunami", disse Dudi Junaidi, membro do posto de coordenação emergencial da cidade de Pangandaran -a área mais atingida em Java.
Testemunhas dizem que as pessoas gritavam "tsunami, tsunami" e subiam em árvores ou iam para mesquitas lotadas.
A extensão dos danos não foi totalmente identificada ontem, com algumas estradas bloqueadas e energia elétrica e telefones cortados. Mas houve danos em alguns pontos ao longo de cerca de 180 km de costa.
Segundo a Cruz Vermelha, dentre os desaparecidos estão 15 presos da ilha-prisão de Nusakambangan, próxima a Pangandaran.
Dentre os estrangeiros mortos, havia holandeses, suecos e paquistaneses, segundo autoridades locais. Duas crianças suecas, de 5 e 10 anos, estavam entre os desaparecidos, segundo o porta-voz do Ministério do Exterior da Suécia, Jan Janonius. O pai delas sobreviveu. A família passava férias em Pangandaran, disse Janonius, sem dar maiores detalhes.
Uma testemunha disse ter visto a água recuar 500 metros -uma ocorrência típica de tsunamis- meia hora antes de a onda gigante atingir a areia.
Segundo o Serviço Geológico dos EUA, o epicentro do terremoto que provocou a onda estava 240 km a sudeste de Java e a 48 metros de profundidade.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Blair e Annan defendem envio de forças de paz
Próximo Texto: Iraque sob tutela: Ataque mata 50 civis e causa protesto contra militares
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.