São Paulo, segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Encontro na igreja foi formatado como show de TV

DE NOVA YORK

Barack Obama e John McCain disseram ter deixado a produção do encontro de sábado totalmente na mãos da igreja californiana Saddleback para evitar negociações com emissoras de TV, que poderiam transformar a conversa religiosa em um show.
Na tela, contudo, o resultado lembrava um programa de auditório, no qual o pastor Rick Warren fazia até pausas para que os canais que transmitiam o evento ao vivo (como CNN e Fox News) pudessem chamar intervalos comerciais.
Um terço dos 3.000 assentos do templo foi cedido para acomodar com espaço de sobra a imprensa nacional e estrangeira. Por fim, também como na TV, McCain fora confinado em uma sala isolada do som da entrevista de Obama, para manter a surpresa nas perguntas e deixar a sabatina mais justa.
Considerado o evangélico mais influente dos EUA por revistas como a "Time", Warren, 54, reúne semanalmente 22 mil fiéis em sua igreja, em Lake Forest, no condado de Orange (a sigla local, O.C., deu nome ao seriado televisivo ambientado ali). Trata-se de uma das porções mais conservadoras do país e, portanto, mais favoráveis ao Partido Republicano. No conjunto da Califórnia, contudo, a vitória democrata é dada como certa neste ano.
Warren já fez pregações em 185 países, inclusive no Brasil. Ele é também conhecido como escritor de sucesso, com títulos como "Uma Vida com Propósitos", disponível em português.
Ao pedir a Obama que definisse o conceito de "rico" (para falar sobre cobrança de impostos), o candidato brincou: "Bem, se você tem vendas de livros de US$ 25 milhões, você se enquadra".
Em seguida, o democrata respondeu a sério: para ele, rico é quem ganha mais de US$ 250 mil por ano, e que terá um aumento "modesto" de impostos, para compensar o alívio dos pobres e da classe média.
Já McCain se recusou a estabelecer valores e disse que não aumentará impostos para ninguém, e sim cortará gastos do governo -citou pesquisas com DNA de ursos no Estado de Montana como exemplo de desperdício.
(DB)



Texto Anterior: Pastor testa candidatos em fé e moral
Próximo Texto: Rússia promete começar hoje retirada das tropas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.