São Paulo, segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ARGENTINA

Ruralistas retomam protestos hoje

ADRIANA KÜCHLER
DE BUENOS AIRES

Produtores agropecuários argentinos voltam hoje a realizar protestos nas estradas do país para reivindicar respostas do governo ao setor. As manifestações acontecem um mês depois de o Senado ter derrubado o projeto do governo que aumentava os impostos sobre as exportações de grãos e encerrado, ao menos em teoria, uma crise de quatro meses entre campo e governo.
No entanto, a Federação Agrária Argentina convocou um "tratoraço" e uma assembléia, que devem reunir milhares de ruralistas hoje, para pedir a criação de um plano agropecuário nacional, de políticas especiais para os setores de carne e leite e de impostos diferenciados para pequenos e médios produtores. Representantes das outras entidades também participam.
"Essas mobilizações são uma advertência, os tempos se esgotam", disse Eduardo Buzzi, presidente da Federação. Para ele, não é possível garantir que os produtores não voltem a bloquear as estradas.
Durante o locaute provocado pelo aumento de impostos, os ruralistas impediram a passagem de caminhões com alimentos em estradas do país, gerando desabastecimento e inflação. Há dois meses, as estradas foram liberadas.
Após o fim do aumento de impostos, os líderes ruralistas se reuniram com o governo, mas reclamaram que sobram sinais e faltam medidas.


Texto Anterior: Mercenários: EUA dão passo contra morte de 17 no Iraque
Próximo Texto: Oriente Médio: Israel anuncia libertação de 200 palestinos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.