São Paulo, sábado, 18 de dezembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

HISTÓRIA

Fisco acabou perdoando dívida

Hitler sonegou US$ 8 milhões, diz estudo

ERIK KIRSCHBAUM
DA REUTERS, EM BERLIM

Adolf Hitler passou anos sonegando impostos e, quando suas dívidas com o fisco foram perdoadas, com sua chegada ao poder, devia às autoridades 405 mil marcos do reich, o equivalente a US$ 8 milhões em moeda de hoje.
O dado foi divulgado ontem pelo tabelião aposentado e especialista em impostos Klaus-Dieter Dubon, da Baviera, que contou ter achado os registros fiscais de Hitler num arquivo de Munique.
""Hitler contestou as decisões do fisco relativas a seu Imposto de Renda de 1925 a 1932, como um cidadão comum. Depois de chegar ao poder, não pagou mais impostos", disse Dubon à Reuters.
Em 1933, constatou Dubon, Hitler ganhou 1,2 milhão de marcos do reich com vendas de "Mein Kampf" (Minha Luta), livro em que apresenta a doutrina da supremacia racial alemã. Deveria, diz Dubon, ter pago imposto sobre 600 mil marcos, mas não o fez.
Dubon disse que o diretor do escritório da Receita em Munique, Ludwig Mirre, isentou Hitler, já no poder, da obrigação de pagar impostos. Um mês depois, Mirre foi promovido a diretor-geral da Receita Tributária alemã e ganhou aumento salarial de 41%.


Texto Anterior: Israel: Sharon e Peres selam acordo sobre coalizão
Próximo Texto: Panorâmica - Ásia: Revolta em presídio deixa 9 mortos no Afeganistão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.