São Paulo, segunda-feira, 19 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RELIGIÃO

Lideranças do judaísmo solicitaram ajuda do papa

João Paulo 2º promoverá campanha mundial contra o anti-semitismo

DA REDAÇÃO

Atendendo a um pedido dos Grandes Rabinos de Israel, Shlomo Amar e Iona Metzger, o papa João Paulo 2º promoverá uma campanha contra o anti-semitismo nas igrejas de todo mundo.
As igrejas deverão dedicar um dia por ano ao combate do preconceito contra os judeus, informou ontem o jornal israelense "Haaretz" em reportagem sobre a histórica conferência de sexta-feira passada, no Vaticano, que reuniu as autoridades máximas do judaísmo e da Igreja Católica Apostólica Romana.
A iniciativa dos rabinos de reunirem-se com o papa coincidiu com a onda de agressões contra instituições israelenses e residentes judeus na Europa. Elas foram incitadas, segundo Israel, por militantes de esquerda e por extremistas islâmicos que se solidarizam com os palestinos.
Os rabinos Amar e Metzer também solicitaram ao papa o empréstimo dos manuscritos do filósofo e médico judeu-espanhol Maimônides, em poder do Vaticano, para exibi-los em Jerusalém, informa o "Haaretz".
Maimônides ou Moisés ben Maimón nasceu em Córdoba, em 1135, e é autor do célebre "Guia dos Perplexos", entre outras obras de inspiração aristotélica. Considerado o filósofo judeu mais importante da Idade Média, ele morreu no Egito, em 1204.
O rabino Metzger disse que também solicitou ao papa uma pesquisa sobre relíquias judaicas que podem estar no Vaticano, entre elas o candelabro de sete braços (menorá) que o imperador Tito teria levado para Roma após a destruição do Templo de Jerusalém, há 1.933 anos.
Após se reunir com os rabinos, João Paulo 2º presidiu uma conferência com lideranças judaicas e muçulmanas da Itália.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Peru: Promotor liga Montesinos e CIA às Farc
Próximo Texto: Oriente Médio: Sharon diz que pode alterar traçado de barreira por razões humanitárias
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.