São Paulo, terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SUCESSÃO NOS EUA / DISPUTA DEMOCRATA

Democratas baixam nível e trocam acusações de plágio

Obama admite ter usado trechos de um discurso do governador do Massachusetts

Polêmica chega na véspera de prévias em Wisconsin e Havaí; Hillary lança plano econômico anti-recessão similar ao do adversário

DA REDAÇÃO

Um dia antes das prévias democratas no Havaí e em Wisconsin, a disputa entre os pré-candidatos Hillary Clinton e Barack Obama chegou a seu nível mais baixo. A campanha da ex-primeira-dama acusou ontem Obama de plágio, após a descoberta de que o senador por Illinois usou trechos de um discurso de dois anos atrás de um amigo, o governador de Massachusetts, Deval Patrick.
Obama, que não negou ter se apropriado de partes do discurso, devolveu a acusação dizendo que Hillary fez suas próprias cópias -além de usar frases do rival em seus comícios, ela lançou ontem um plano econômico similar ao que o senador anunciara na semana passada.
Em resposta às insinuações de que tem muita retórica e pouca substância, Obama disse no sábado: "Não me digam que palavras não importam! "Eu tenho um sonho." Só palavras. "Todos os homens são criados iguais." Só palavras (...)." Patrick dissera o mesmo em 2006.
Obama admitiu que "deveria ter dado crédito ao governador", mas disse que a polêmica não é importante. Ele e Patrick têm o mesmo coordenador de campanhas, David Axelrod. O senador destacou que Hillary também se apropriou de slogans seus -"é hora de virar a página" e "ligadona e pronta para agir" (em inglês, "fired up and ready to go").
De olho nas primárias de 4 de março em Ohio e no Texas, Estados muito afetados pela atual crise econômica, Hillary lançou ontem seu plano para a economia, que enfatiza a criação de empregos e ajuda à famílias prejudicadas pelos preços de combustíveis, seguros-saúde e hipotecas. Obama anunciara seu plano na última quarta.
Apesar do provável apelo que um plano de recuperação econômica teria no Wisconsin, assessores da senadora admitiram que têm poucas expectativas quanto a essa primária, na qual Obama é favorito.
Wisconsin levará 92 delegados para a Convenção Nacional Democrata, em agosto -74 dos quais divididos proporcionalmente entre os candidatos de acordo com os votos recebidos. No Havaí, Estado natal de Obama, o senador por Illinois é favorito na disputa pelos 20 delegados em jogo.
Os republicanos também terão prévias no Wisconsin hoje. O senador John McCain, favorito nacional entre os eleitores do partido, lidera as pesquisas de intenção de voto no Estado.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Iraque 2: Oficiais dos EUA vêem Forças Armadas sobrecarregadas
Próximo Texto: Americanas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.