São Paulo, sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Avião atinge prédio da Receita no Texas

Choque aparentemente foi intencional e feriu duas pessoas; piloto suicida deixou nota criticando órgão

Trey Jones/Associated Press
Fumaça sobe de edifício da Receita atingido por avião em Austin (EUA); pouco antes de voar, piloto ateou fogo à própria casa

JANAINA LAGE
DE NOVA YORK

Um avião de pequeno porte atingiu ontem um prédio de sete andares da Receita Federal em Austin, no Texas, em uma ação aparentemente intencional. O piloto, Joseph A. Stack, 53, foi encontrado morto nos escombros. Duas pessoas ficaram feridas e uma está desaparecida. O episódio está sendo investigado como um crime.
Segundo a emissora CNN, Stack ateou fogo à própria casa antes de seguir para o aeroporto municipal de Georgetown, a 40 km de Austin.
O avião, um monomotor Piper PA-28-236 Dakota geralmente usado para treinamento de pilotos, está registrado no nome de Stack na Califórnia.
Cerca de 200 pessoas trabalham no prédio da Receita, que tem sete andares e ardeu em chamas durante horas após o incidente. O edifício serve como base para agentes do governo ligados à investigação de crimes fiscais, além de auditores e cobradores de impostos.
O presidente dos EUA, Barack Obama, foi informado da situação pelo conselheiro da Casa Branca para contraterrorismo, John Brennan, no começo da tarde.
Mas o governo americano afirmou não ter razões para considerar que o episódio esteja relacionado a terrorismo.
Em uma nota publicada em um site registrado no nome de Stack, há um relato detalhado de dificuldades financeiras, revolta com o sistema de cobrança de impostos e de serviços de saúde. "Apesar de ter passado minha vida inteira tentando acreditar que não era assim, a violência não é apenas a resposta, ela é a única resposta."
A nota termina ameaçando a Receita. "Vi escrito uma vez que a definição de insanidade é repetir o mesmo processo muitas vezes e esperar que o resultado, de repente, seja diferente. Estou finalmente pronto para parar com essa insanidade. Bom, senhor Grande Irmão IRS [sigla da Receita americana em inglês], vamos tentar algo diferente, leve a minha libra de carne e durma bem."
A Receita já foi alvo de ataque. Em 1995, foi encontrada uma bomba no estacionamento do prédio do órgão em Reno, no Estado de Nevada.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Reino Unido: Jornalista que diz ter matado amante por piedade é solto
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.