São Paulo, quinta-feira, 19 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Câmara aprova antecipação em 4 meses de eleições

DE BUENOS AIRES

A Câmara argentina aprovou ontem, após oito horas de debates, o projeto do governo Cristina Kirchner que antecipa em quatro meses -de outubro para junho- as eleições legislativas nacionais. O texto teve 136 votos a favor (precisava de 129) e 109 contra. A maior aposta eleitoral do casal Kirchner -Cristina e o ex-presidente Néstor (2003-07)- seguirá para o Senado, onde deve ser levado a votação na próxima quarta-feira. Na Casa, a maioria governista é mais estreita do que na Câmara.
Prevaleceu ontem na Câmara a argumentação oficial: adiantar o pleito é encurtar disputas políticas para enfrentar a atual crise econômica. Pela oposição, fracassou a tentativa de esvaziar a sessão, mas sobraram críticas de que a proposta é politicamente conveniente.
As eleições que o governo quer adiantar renovam metade da Câmara e um terço do Senado. Para o analista Rosendo Fraga, é uma jogada hábil sob quatro frentes de desgaste: crise, conflito com o setor rural, demanda crescente por segurança e perda de popularidade.
A semana política deu mostras da estratégia eleitoral da oposição -manter na pauta temas incômodos ao governo, como o "tarifaço" nos serviços públicos. (TG)


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: EUA endossam texto pró-gays na ONU
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.