São Paulo, terça-feira, 19 de abril de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Após mortes, oposição vai às ruas e ocupa praça contra ditador sírio

Cerca de 5.000 pessoas prometem só deixar local, em Homs, após Bashar Assad deixar cargo

Anteontem, repressão fez ao menos 17 vítimas; regime qualifica atos de insurreição e abre fogo contra oposicionistas

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Milhares de manifestantes foram às ruas ontem na cidade de Homs, na Síria, em novos protestos pela deposição do ditador Bashar Assad, um dia depois de confrontos deixarem ao menos 17 mortos.
A multidão, estimada em 5.000 pessoas, ocupou a praça central da cidade, terceira maior da Síria, e diz que não sairá até que Assad -desde 2000 no cargo- renuncie.
A estratégia se espelha nos protestos que resultaram na deposição do ditador do Egito, Hosni Mubarak, em fevereiro, quando manifestantes ocuparam a praça Tahrir, no Cairo, fazendo do local símbolo das revoltas no país.
À noite, o regime qualificou os protestos de insurreição armada. Momentos depois, forças de segurança abriram fogo contra manifestantes, ferindo um, disse um ativista de direitos humanos.
A ocupação da praça central de Homs (160 km ao norte de Damasco) se deu após cerca de 10 mil pessoas tomarem parte de cerimônia pelas mortes ocorridas anteontem.
"O padrão está se repetindo: protestos, mortes por forças de segurança, funerais que viram protestos, e mais mortes e veementes pedidos pela renúncia de Assad", disse um ativista de direitos humanos à agência Reuters.
Os protestos de anteontem eclodiram um dia depois de o ditador sírio dizer que espera que a lei de emergência em vigor desde 1963 seja revogada até o final desta semana.
No fim de março, aliados de Assad já haviam acenado com a revogação da lei, que concede poder discricionário ao líder -o que não ocorreu.
Desde o início das manifestações, inspiradas na onda de revoltas no mundo árabe, estima-se que ao menos 200 oposicionistas tenham sido mortos pelas forças de segurança do regime sírio.


Texto Anterior: Declaração de IR mostra queda na renda de Obama em 2010
Próximo Texto: EUA financiam oposição da Síria, afirma WikiLeaks
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.