São Paulo, sexta-feira, 19 de maio de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FRANÇA

Ex-assessor de Villepin admite ter divulgado nomes em escândalo de corrupção
Um ex-assessor do premiê francês, Dominique de Villepin, admitiu ter tido um papel-chave na divulgação de uma lista de nomes de supostos envolvidos em um esquema de corrupção, num escândalo que tem chacoalhado o governo francês.
Mais tarde, foi revelado que as acusações eram falsas e que podem ter feito parte de um esquema liderado por Villepin, sob influência do presidente Jacques Chirac, para prejudicar seu rival, o atual ministro do Interior Nicolas Sarkozy -que deve concorrer às eleições presidenciais no ano que vem.
Jean-Louis Gergorin, que era funcionário do Ministério das Relações Exteriores, afirmou ao diário "Le Parisien" desconhecer o envolvimento de Chirac no caso. Segundo ele, uma lista inicial, apresentada por ele a Villepin em janeiro de 2004, incluía 70 nomes, mas não o de Sarkozy. O ministro apareceu em uma segunda lista, em abril, com 33 mil nomes. Gergorin se negou a dizer o nome das fontes que lhe entregaram as listas, alegando que elas usaram "meios ilegais" para obtê-las.


Texto Anterior: Chile: Pinochet é interrogado por desaparecimentos
Próximo Texto: EUA: Em sabatina, indicado para a CIA defende escutas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.