São Paulo, quarta-feira, 19 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÉXICO

Calderón diz que não aceita "chantagem nem ameaças"

RAUL JUSTE LORES
DA REPORTAGEM LOCAL

Vencedor das eleições mexicanas segundo os resultados oficiais, o conservador Felipe Calderón afirmou ontem que não se deixará "chantagear nem ameaçar" pelas acusações feitas pelo seu adversário, o candidato da esquerda Andrés Manuel López Obrador.
"Que ninguém pretenda ganhar nas ruas o que não ganhou nas urnas. Defenderei de todas as maneiras os votos que tive no dia 2 de julho.
Não respeitar os resultados das eleições seria um retrocesso autoritário." As declarações foram feitas depois das acusações de López Obrador, que afirmou que Calderón seria um presidente "espúrio e sem legitimidade", caso não haja recontagem dos votos.
Calderón afirmou que não depende dele a recontagem dos votos. "Quem decide é o Tribunal Federal Eleitoral.
Acato as decisões judiciais." O conservador visitou ontem o Conselho Inter-Religioso do México, em que participam líderes das dez maiores religiões do país, e uma central sindical. Sua estratégia é não desaparecer do noticiário, dominado pelas acusações e pelos protestos dos militantes de esquerda.
Ao sair da sede da Aliança Sindical Mexicana, foi surpreendido por simpatizantes de López Obrador, que gritavam "voto por voto, urna por urna", exigindo a recontagem, e que bateram na van em que ele estava.

"Fraude cibernética"
Já López Obrador voltou a dizer que houve fraude na eleição presidencial. "Houve fraude à moda antiga, antiguinha, mas também houve fraude cibernética."
Ex-prefeito da Cidade do México, o esquerdista teve 240 mil votos a menos que Calderón, ex-ministro da Energia do presidente Vicente Fox.
López Obrador disse que vai esperar a resolução do tribunal sobre o pedido de recontagem para decidir se a "acata ou não". "Vou buscar justiça, não vou ficar parado. A paz social do país está em jogo. Mantenho minha convicção de que venci", disse.


Texto Anterior: Indonésia não divulgou alerta de tsunami
Próximo Texto: Caso Katrina: Equipe médica é acusada por eutanásia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.