São Paulo, quarta-feira, 19 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GUERRA SEM LIMITES

Taleban derrota polícia afegã e assume controle de cidade

DA REDAÇÃO

Militantes do grupo islâmico Taleban assumiram o controle de pelo menos uma cidade no sul do Afeganistão, segundo autoridades do país. Em resposta, as forças americanas anunciaram ontem uma "operação decisiva" para retomar o território.
Autoridades afegãs afirmam que combatentes da milícia extremista -deposta do governo em 2001- chegaram do Paquistão e derrotaram um pequeno número de policiais em Garmser. Em Naway-i-Barakzayi, houve confronto entre a polícia e um grande contingente de militantes, que assumiram o controle da cidade.
"Os extremistas do Taleban tomaram o controle da área de Garmser e Naway-i-Barakzayi. Mas as forças da coalizão os têm sob observação", disse o porta-voz do Exército americano em Cabul, Tom Collins. "Operações decisivas [contra o Taleban] vão começar em breve."
Centenas de soldados afegãos e da coalizão foram para Naway-i-Barakzayi ontem e retomaram a cidade sem conflito -os extremistas a haviam deixado no dia anterior. Antes de sair, os militantes queimaram a sede da polícia, uma clínica e uma escola. Uma autoridade da Organização Internacional para Migração disse que cerca de 4.000 pessoas deixaram a região nos últimos dias.
Segundo o vice-ministro do Interior, Abdul Malik Sidiqi, "o governo tecnicamente e temporariamente deixou Garmser". "Fizemos isso para prevenir baixas civis." Ele acusou o grupo islâmico Lashkar-e-Tayyaba, baseado no Paquistão, e o partido pró-Taleban Jamiat Ulema-e-Islam de ajudarem na ação.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Quase 6.000 civis morrem no Iraque em dois meses
Próximo Texto: G8: Bush e Blair reagem com humor a gafe
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.