São Paulo, sábado, 19 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VENEZUELA

Partido de Chávez diz que proporá reeleição sem limite

DA REDAÇÃO

O partido governista venezuelano afirmou ontem que vai apresentar um novo projeto de emenda à Constituição para permitir a reeleição do presidente Hugo Chávez sem limites de mandato. A proposta será apresentada ao Congresso ou ao Conselho Eleitoral Nacional e depois aos eleitores, após as eleições municipais e estaduais de novembro, segundo Freddy Bernal, um dos líderes do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV).
"Se nós quisermos paz, tranqüilidade e desenvolvimento neste país, Hugo Chávez deve continuar presidente", disse Bernal. Eleito pela primeira vez em 1998, Chávez está proibido pela atual Carta de concorrer mais uma vez à Presidência quando seu mandato atual, o segundo completo, expirar, em 2013.
A reeleição indefinida foi rejeitada em referendo em dezembro do ano passado, no primeiro revés eleitoral do presidente após quase uma década à frente do governo venezuelano. A mudança era parte do projeto chavista de reforma constitucional, votado em conjunto e derrotado por uma pequena margem -51% a 49%.
Apesar da inflação de cerca de 30%, Chávez mantém uma das popularidades mais altas da América Latina.
Ele manifestou várias vezes o desejo de permanecer na Presidência para concluir a "transição para o socialismo" na Venezuela, mas recuou após a derrota de dezembro.


Com agências internacionais



Texto Anterior: Decreto afrouxa limite de terra em Cuba
Próximo Texto: Cala a boca já morreu: Chávez encontrará rei espanhol Juan Carlos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.