São Paulo, domingo, 19 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dean ganha força e pode se tornar um furacão categoria 5

Após ter passado pelo leste do Caribe, onde matou três pessoas, tempestade tropical deve chegar hoje à Jamaica

Ciclone apresenta ventos de 240 km/h; alertas foram emitidos para algumas regiões do Haiti, Cuba e República Dominicana

DA REDAÇÃO

O furacão Dean ganhou força ontem e ameaçava tornar-se uma tormenta de categoria 5 -a maior na escala Saffir-Simpson. A tempestade dirige-se para a Jamaica e para o golfo do México, depois de ter devastado o leste do Caribe, onde provocou pelo menos três mortes. Com ventos de 240 km/h, o Dean já era ontem um furacão de categoria 4, capaz de provocar destruição generalizada.
O Dean é a primeira tempestade tropical da temporada, que, segundo meteorologistas, deverá ser movimentada neste ano. Hoje ele deve atingir em cheio a Jamaica, depois de passar ao sul da República Dominicana e do vulnerável Haiti, onde o desflorestamento costuma fazer com que ciclones tropicais provoquem grandes inundações e deslizamentos.
O avanço do Dean está sendo acompanhado de perto pelo mercado de energia. Nas temporadas de 2004 e 2005, tempestades poderosas interromperam a produção de petróleo no golfo do México, que abastece cerca de 25% do consumo norte-americano. A chegada na região está prevista para terça. Os balneários mexicanos de Cancún e Cozumel estão semi-desertos, com a retirada de 80.000 pessoas.
Foram emitidos alertas de tempestade para algumas áreas do Haiti -incluindo a capital, Porto Príncipe-, a costa sul da República Dominicana, Jamaica e Cuba, onde o governo iniciou a evacuação de 50.000 pessoas em três Províncias.
A tormenta atingiu Martinica, Santa Lúcia e Dominica na sexta-feira como um furacão de categoria 2, com ventos de 160 km/h, matando três pessoas.
Furacões de categoria 5, com ventos de mais de 249 km/h, são raros. Não costuma haver mais de um por temporada. As exceções foram os anos de 1960, 1961 e 2005.


Com agências internacionais


Texto Anterior: China: Inundação deixa 180 mineiros presos
Próximo Texto: Lição do Katrina não elimina risco em Nova Orleans
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.