São Paulo, sábado, 19 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Enviado dos EUA volta de Jerusalém sem acordo

DA REDAÇÃO

O enviado especial dos EUA para o Oriente Médio, George Mitchell, deixou ontem Jerusalém sem ter conseguido avanços nas negociações entre israelenses e palestinos, afirmou o porta-voz do Departamento de Estado, Ian Kelly.
A imprensa israelense havia anunciado que Mitchell partira discretamente de Israel, ao encerrar a missão de quatro dias na região e após o último encontro com o premiê israelense, Binyamin Netanyahu. Segundo a imprensa local, o enviado americano não conseguiu convencer Netanyahu a frear a construção dos assentamentos israelenses no território palestino da Cisjordânia -passo considerado fundamental pelos EUA para a retomada das negociações de paz.
Apesar do desentendimento sobre os assentamentos, os EUA demonstraram apoio a Israel nas críticas ao relatório divulgado nesta semana pela ONU sobre a ofensiva de dezembro e janeiro passados na faixa de Gaza, que acusou Israel e o grupo islâmico Hamas de crimes de guerra.
Segundo a Chancelaria americana, embora "o informe trate sobre todas as partes do conflito, ele se concentra em demasia nas ações de Israel".
Para os EUA, o relatório traz "conclusões mordazes" sobre as ações de Israel, enquanto "os atos deploráveis do Hamas" foram apenas objeto de comentários "genéricos e tímidos".
A ofensiva matou cerca de 1.400 palestinos. No mesmo período, os foguetes disparados pelo Hamas mataram quatro civis israelenses.
Mas, apesar das ressalvas ao relatório, Kelly instou Israel a investigar as ações de seu próprio Exército, uma das recomendações do documento.
"Sabemos que Israel tem instituições democráticas para investigar os abusos e pedir [investigações]. Nós os chamamos a usar essas instituições", disse.

Com agências internacionais



Texto Anterior: Em dia anti-Israel, Irã vive novos protestos
Próximo Texto: Questão nuclear: Agência da ONU solicita a Israel que permita inspeções
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.